Título do artigo original: Transcatheter tricuspid valve repair: CLASP TR study one-year results
Referência: EAPCI
Autor do artigo original: Rebecca Hahn, MD
Co-autores:
Fundamentos: A mortalidade aumenta na medida em que o grau da insuficiência tricúspide (IT) funcional avança. Os desfechos da IT com tratamento medicamentoso e cirúrgico são subótimos.
O que foi estudado: O sistema de reparo PASCAL para insuficiência da válvula tricúspide.
Objetivo: Avaliar a segurança e a eficácia do dispositivo em pacientes com IT grave sintomática.
Desfecho primário: Composto do número de pacientes com eventos adversos maiores (MAE) em 30 dias.
Métodos: Estudo de braço único, multicêntrico, prospectivo. Foram incluídos pacientes com IT grave funcional ou degenerativa, sintomática apesar de terapia medicamentosa, avaliado por um heart team e considerados elegíveis para o tratamento com o sistema PASCAL. O seguimento proposto foi de 1 mês, 6 meses, 1 ano e, depois, anualmente durante 5 anos.
Resultados: Dentre os 65 pacientes avaliados, o sucesso do implante do dispositivo ocorreu em 91%. Em seis pacientes (9,2%) cujos folhetos não puderam ser capturados devido anatomia complexa, o implante foi retirado sem nenhuma sequela significativa. De todos os participantes, 41,5% utilizaram 2 dispositivos e 46,2% utilizaram 1 dispositivo PASCAL. O sucesso clínico foi de 77%, avaliado pela não ocorrência de MAE em 30 dias, e o sucesso do procedimento, de 88%, com redução de pelo menos um grau na IT. O tempo de procedimento entre inserção e liberação do dispositivo foi de 147 +- 89 minutos, e o tempo de hospitalização após o procedimento de 2,6 +- 3,5 dias, com 95% dos pacientes tendo recebido alta para casa. A idade média dos pacientes foi de 77 anos (+- 9). A prevalência de classe funcional III-IV de 71%, com 28% de manifestação clínica de ascite. 97% dos pacientes apresentavam IT grave, e 89% apresentavam fibrilação atrial na linha de base. Na avaliação pelo core lab, a redução da IT em ³1 grau ocorreu em 100%, e de ³2 graus em 75%, tendo 86% dos pacientes alcançado um grau de IT moderado ou mais baixo em 1 ano. No mesmo período, observou-se melhora em classe funcional NYHA, escore de qualidade de vida e no teste de caminhada de 6 minutos de forma sustentada. A mortalidade após 1 ano da intervenção foi de 10,8%, com taxa de rehospitalização por insuficiência cardíaca de 18,5%, o que significa uma redução de 56,4% na taxa anual de hospitalização por insuficiência cardíaca. O reparo valvar tricúspide com o sistema PASCAL teve altas taxas de sucesso no implante e no procedimento, com maiores reduções no grau de IT e no tempo de procedimento
Comentários: O reparo tricúspide valvar com o sistema PASCAL demonstrou segurança e eficácia favoráveis em 1 ano. As melhorias clínicas, funcionais, em qualidade de vida, e a redução do grau de IT foram sustentados em 1 ano. O estudo CLASP TR ainda está em andamento.